Ilha da Madeira e Portugal
Um Portugal que poucos conhecem, em uma viagem para entender a fundo a terrinha
Roteiro em grupo: 25/abr a 08/mai - 2012
O roteiro começa pela Ilha da Madeira. Surgida de um vulcão, no Oceano Atlântico, a ilha tem escarpas e costões vertiginosos. Com cachoeiras, muito verde e excelentes vinhos, este é um Portugal diferente, mais selvagem, mais agreste, de cores e sabores vibrantes.
Da ilha, o roteiro segue para a cidade de Lagos, com algumas das praias mais belas do Algarve. Depois, ruma para Évora, no Aletejo. Espécie de mini-roma, rodeada por uma muralha do século 14, a cidade foi habitada por celtas, árabes, judeus e cristãos. Todos esses povos deixaram ali suas marcas. Hoje, os vestígios históricos se misturam com ares joviais, já que a cidade abriga uma importante universidade.
Para seguir nessa toada, alegre e jovem, Coimbra, na encosta de um morro, mirando o Rio Mondego, recebe os visitantes para mostrar-lhes com orgulho sua universidade, fundada em 1290. Se você gosta de andar, boa notícia: tudo por ali pode ser desbravado – e desfrutado – a pé.
E quando estiver tomando gosto pela alma e jeito portugueses, chega-se ao Porto, à beira do Rio Douro, de onde saem as garrafas do mais famoso vinho da terrinha. A cidade, que enriqueceu graças ao comércio da bebida, com suas casas debruçadas sobre as águas e seu bondinho, merece um brinde. Assim como as caves onde são colhidas e fermentadas as uvas, que se pode visitar, não muito longe dali.
Funchal - Lagos - Évora - Coimbra - Porto
